EventosNotícias

Exposição de charges é censurada em Porto Alegre!

Com 36 obras de 19 cartunistas, a mostra O Riso é Risco – Independência em Risco ficou menos de 24 horas (entre 2 e 3 de setembro) no saguão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, já que a vereadora Mônica Leal (do PP), presidente da Câmara, ordenou a retirada, alegando desrespeito com o Presidente Jair Bolsonaro, alvo de algumas das charges, que incluem também críticas a Donald Trump e Sergio Moro.

A mostra deveria ficar em exibição até 13 de setembro. No dia 5, os cartunistas fizeram um protesto, expondo seus trabalhos em um varal improvisado junto ao portão do Legislativo, com uma tarja com a palavra “censurado” em cada arte.

A organização da mostra foi dos Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar), com o apoio do verador Marcelo Sgarbossa, do PT. Os organizadores pediram autorização previamente, no que foram atendidos, apenas para serem censurados assim que a mostra começou.

Com mais esse episódio, está parecendo que a censura está voltando a ser corriqueira e que as ações tomadas contra tais atos não estão sendo o suficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *