Mais Zapata Edições na CCXP!
Já falamos sobre Salseirada, mas ela não é o único lançamento da Zapata Edições na CCXP. Outro é Sobre o Tempo em que Estive Morta (112 páginas, R$ 30), com roteiro de Daniel Esteves e arte de Sueli Mendes, Pedro Okuyama e Wanderson de Souza.
Um dos projetos selecionados pelo 1º Edital de Publicação de Histórias em Quadrinhos da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, a trama acompanha o retorno de Cris, uma escritora em crise, à sua cidade natal 15 anos depois de um misterioso acidente de barco. Dada como morta pela população local, inclusive seus pais e melhores amigos, Cris precisa não só fazer as pazes com o passado, mas também encontrar seu lugar no presente. Universos paralelos, homofobia, fanatismo e metalinguagem se misturam para indicar um novo começo para a jovem escritora.
Já Último Assalto (160 páginas, R$ 35), escrita por Esteves e desenhada por Alex Rodrigues, ganha nova impressão, depois de seu lançamento no começo deste ano.
São muitos os casos de jovens que encontraram no esporte a saída de uma situação de desamparo social. Kevin Silva poderia muito bem ser um deles: apaixonado pelo boxe, ele é negro e pobre, foi abandonado pelo pai e perdeu a mãe enquanto cumpria medidas socioeducativas na Fundação Casa. De volta ao convívio social, tudo que ele quer é reconstruir a vida, reconquistar a confiança do treinador Tony, subir no ringue e dar uma vida decente para si e o tio doente. Nesta jornada, Kevin fica igualmente dividido entre os bons conselhos de Cibele e a má influência de Rafa.
A HQ usa o boxe como metáfora para falar da desigualdade social. Kevin é de fato um lutador acima da média, mas contra a meritocracia pesam os mesmos obstáculos que a maioria dos jovens das periferias brasileiras enfrenta: preconceito, subemprego, a necessidade de sobreviver e a exploração dos poderosos. O projeto foi financiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e realizado com apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.