Nick Fury brazuca no Gibilândia 7!
A sétima edição do fanzine Gibilândia traz uma seleção variada de raridades dos quadrinhos americano, europeu e brasileiro. Confira as atrações:
O Nascimento da Morte – clássico do quadrinho independente dos Estados Unidos. Publicado originalmente em Star Reach 1 (abril de 1974), da Star Reach Productions, editora fora de circulação há décadas. Tomando como base os livros bíblicos de Gênesis e Isaías, Jim Starlin reinterpreta a rebelião de Lúcifer, a queda do homem e a origem da Morte.
Nick Fury encontra Xênia – A Editora Trieste produziu no Brasil histórias de Nick Fury. Nesta edição do GB é publicada a primeira das três histórias produzidas por autores nacionais. No caso, por René (roteiro) e Sergio (arte). Apresentada em Nick Fury, Agente da S.H.I.E.L.D. 6 (outubro de 1969).
Carnaval – Frank Cappa, o charmoso personagem criado por Manfred Sommer, protagoniza uma bela e triste história de amor na Cidade Maravilhosa. Extraída do hoje extinto magazine espanhol Cimoc 12 (fevereiro de 1982), da Norma Editorial.
O Homem com a Barba – A mais improvável biografia em quadrinhos produzida pela Marvel apareceu em Battle 66 (outubro de 1959), e mostra Fidel Castro como um admirável revolucionário. Talvez por isso, a editora jamais tenha republicado a HQ de mais de 60 anos. E o fato de os originais terem desaparecido acentua a atmosfera conspiratória, como se quisessem apagar um episódio embaraçoso de seus registros; já que, pouco tempo depois, o líder cubano seria retratado nos gibis de super-heróis da Casa das Ideias como um guerrilheiro e ditador falastrão. Produzida por Stan Lee, em parceria com o desenhista Joe Sinnott.
Além das HQs, o Gibilândia 7 apresenta um artigo escrito por Roberto Guedes, Muito além da ficção pulp, que narra a gênese das revistas pulp, a influência que tiveram sobre os quadrinhos, e a transposição de seus principais heróis – como Conan, Doc Savage, Tarzan, Zorro, entre outros – para diversas mídias. Completando, uma pin-up colorida de Adam Strange feita especialmente para a edição, por Reginaldo Borges (desenho) e John Castelhano (arte-final e cores).
Com capa de John Buscema (arte) e Robbie Prado (cores e design), a edição tem 36 páginas em preto e branco no formato 14,5 x 20,5 cm. Para garantir seu exemplar, basta entrar em contato com o editor Roberto Guedes pelo e-mail guedesbook@gmail.com. A tiragem é limitada.