Wieland: primeiro livro da literatura gótica americana chega ao Brasil!
A Diário Macabro colocou no Catarse a campanha de Wieland, ou a Transformação, o primeiro livro de literatura gótica dos Estados Unidos, publicado originalmente em 1798, só agora chegando ao Brasil.
Escrita por Charles Brockden Brown, a história se passa na zona rural do estado da Pensilvânia, onde vivem os Wieland, um casal de irmãos, após uma tragédia que levou a vida de seu pai. Sem causa aparente, mas atribuída a uma possível vingança divina, o pai dos protagonistas morrera porcombustão espontânea, deixando a propriedade para eles. A questão do fanatismo religioso, tanto do pai, quanto do próprio Theodore Wieland, é um dos grandes temas do livro. Devido a uma crença inabalável, os personagens se vêem envolvidos em tragédias que jamais imaginaram possíveis. Além disso, a história do romance, que é narrado por Clara Wieland, apresenta o tema da manipulação psicológica, que acontece por meios bastante não convencionais.
Assim, acompanhamos o dia a dia da vida de Clara e de sua família, dia a dia este que, aos poucos, começa a deturpar-se e tornar-se opressor devido a novos elementos assustadores que surgem em cena. Muitos desses elementos são inexplicáveis, sendo atribuídos a questões sobrenaturais e misteriosas. A vida pacata e tranquila do campo, aos poucos, dá espaço para o medo e para a desconfiança e, ao fim do romance, a vida de ninguém é mais a mesma.
Com 270 páginas no formato 14x21cm, o lançamento será em dezembro.