Raridades do Conto Gótico no Catarse!
Sexta-feira 13 é o dia perfeito para isso! A editora Sebo Clepsidra lançou seu projeto mais ambicioso: o clube de assinaturas Raridades do Conto Gótico. A coleção trará aos aficionados pela literatura gótica obras raras e inéditas no Brasil do período mais importante desse tipo de escrita, que vai de 1790 a 1840. O projeto entregará livretos impressos e enviados pelo correio. Isso permitirá que o colecionador tenha em sua estante uma vasta seleção de obras curtas que irão, todo mês, alternar entre contos autorais, obras originalmente publicadas de maneira anônima e adaptações de clássicos do romance gótico em versões condensadas.
Praticamente desconhecidos no Brasil, os chamados bluebooks representam uma parcela indispensável para se conhecer a trajetória e o alcance da literatura gótica em suas primeiras décadas. Foi graças a esses pequenos livros, publicados em papel azulado – por isso eram chamados de bluebooks, “livros azuis” –, que leitores de condições financeiras mais modestas puderam consumir literatura na Inglaterra em fins do século XVIII e início do XIX, permitindo que contos e noveletas góticas se tornassem extremamente populares. A identidade visual e o projeto gráfico da coleção Raridades do Conto Gótico são inspirados diretamente nas publicações originais, inclusive impressos em papel azul-claro – ideal para a leitura noturna – e com tipologia imitando as obras clássicas, permitindo ao leitor reviver as emoções dos leitores ingleses de dois séculos atrás.
O projeto já tem campanha no Catarse e o apoio mais básico já permite, além de receber um livreto pelo correio, que o leitor participe também de um grupo exclusivo de WhatsApp, no qual poderá trocar impressões e informações com outros leitores e com o editor e o tradutor das obras. O primeiro livreto trará o conto O Convento de Santa Clara; ou, O Espectro da Freira Assassinada (1811), escrito por Sarah Wilkinson, a mais prolífica autora de bluebooks, e referência obrigatória nesse tipo de literatura.
Metas estendidas permitirão a inclusão de obras mais extensas e livretos adicionais, que contemplarão todos os apoiadores, formando uma biblioteca original e ainda desconhecida da comunidade gótica brasileira.