Volume 2 de HQ de Briga está na reta final!
Em 2019, o quadrinista Silva João publicou o livro HQ de Briga, que reunia os oito primeiros capítulos de seu trabalho homônimo. Neste momento, ele trabalha nos episódios finais do volume 2, que serão disponibilizados gratuitamente em seu Twitter e na plataforma Tapas.
Na obra inspirada nos mangás do gênero shonen, o autor utiliza todos os clichês de filmes de ação para narrar (de forma totalmente original) a história do Protagonista que, ao lado do Rival Amigável e do simpático Demônio, viaja até Rio Claro/SP para encarar o Antagonista e seu exército: os capangas número 1, 2, 3 e 4. A publicação rendeu a Silva uma indicação ao Troféu HQMix na categoria Novo Talento (Roteirista).
O volume 2 traz um arco chamado Como o Bronx foi conquistado e começa do mesmo ponto em que o primeiro livro acaba. O Antagonista, amarrado a uma cadeira e levando uma surra de uma personagem desconhecida, paralisa a narrativa e começa a contar ao leitor como ele foi parar naquela situação. “É a história de como o Antagonista foi de bobo alegre a rei do crime (se é que ele é mesmo um rei do crime)”, revela o quadrinista.
Para esta sequência, Silva João mudou quase completamente o seu processo criativo: “No primeiro volume eu simplesmente joguei as informações mais importantes em um papel e deixei a história seguir seu próprio rumo conforme desenhava cada página. Agora todo esforço criativo é direcionado para contar pedaços dessa história, então preciso de mais cálculo. Mas tento sempre me deixar levar por caminhos que não planejei, de acordo com a minha vontade”, explica.
Sem dar spoilers, o autor já adianta que o episódio 3 deste volume traz momentos que extrapolam toda noção de metalinguagem já trabalhada em HQ de Briga. “Pra mim é muito importante (talvez um dos meus principais objetivos enquanto narrador) narrar mesmo as coisas mais complexas de maneira simples, ainda que carregando a história de subjetividade. Foi um grande desafio facilitar a comunicação desta cena em particular, mas acredito que ela trará uma experiência divertida ao leitor”, conclui.