EventosFilmesNotícias

12ª Mostra Crash na Darkflix!

Começa hoje a 12ª Crash – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, apresentada pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura do Estado de Goiás com o amparo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.  O evento acontece na plataforma Darkflix de forma gratuita até o dia 13 de dezembro.

Nesta edição, a Crash elegerá os melhores filmes em três categorias: Curta-metragem nacional, Curta-metragem estrangeiro e Longa-metragem. Os filmes serão escolhidos por um júri formado por três convidados: os especialistas Yasmine Evaristo, Marcelo Miranda e Renné França.

Ao todo, serão exibidas 100 obras: 80 curtas e 5 longas de todas as partes do mundo que participam da mostra competitiva, além de outros 15 filmes das mostras paralelas. A mostra contou com a curadoria de especialistas em cinema de gênero, como Carlos Primati e Beatriz Saldanha; o cineasta udigrudi (cinema experimental/marginal) Gurcius Gwedner; o crítico de cinema André LDC; e os próprios idealizadores da Crash, Márcia Deretti e Márcio Júnior.

A edição também terá a participação de convidados internacionais: o diretor norte-americano Lloyd Kaufman e o ator alemão Udo Kier – duas figuras de peso da história do cinema fantástico. Lloyd é um dos grandes mestres do cinema independente mundial, considerado uma lenda viva, está desde os anos 1970 à frente da Troma Entertainement. Nomes como Quentin Tarantino, Guillermo del Toro e Takashi Miike são declaradamente influenciados por Kaufman. Na Crash, ele participa virtualmente com uma pequena mostra retrospectiva de sua produtora e com sua famosa masterclass: “Do your own damn movie!” (Faça seu próprio filme!).

Já Udo Kier, célebre ator conhecido por seu trabalho intenso no cinema de horror e exploitation, atuou tanto em blockbusters americanos quanto em pérolas do cinema cult. Kier fez mais de 200 filmes com diretores como Dario Argento, Fassbinder, Lars Von Trier e Guy Maddin. Recentemente, fez o papel de vilão no filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, filme vencedor de seis troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro deste ano. A Crash fará uma live com o ator, que falará sobre sua carreira e seus trabalhos no cinema de gênero. As atividades com os convidados internacionais contarão com tradução simultânea para o português e intérprete de libras, garantindo acessibilidade aos deficientes auditivos.

Além das mostras paralelas de Kaufman e Kier, que apresentam uma minirretrospectiva do trabalho de ambos, também será exibida a mostra Blaxploitation com sete longas: Ganja & Hess, Blacula, O Vampiro Negro, A Fera Deve Morrer, Os Gritos de Blácula, A Vingança de J.D., A Mansão da Caveira e A Vingança dos Mortos.

Três oficinas serão realizadas por meio de plataforma virtual: Efeitos especiais em maquiagem – módulo 2, comandada pelo expert Rodrigo Aragão, Black is Beautiful: O cinema blaxploitation de horror, ministrada por Carlos Primati e Queops Negronski, e Criação de trilhas sonoras para filmes de terror, com Paulo Beto.

Neste link você confere toda a programação da mostra: https://www.mostratrash.com/filmes-darkflix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *