Saguaro: herói Navajo pela Editora 85!
Está na reta final a campanha do primeiro volume de Saguaro no Catarse. Trata-se da estreia do Lorobuono Fumetti, selo da Editora 85 dedicado a divulgação, promoção e publicação de quadrinhos italianos (fumetti), em especial da Sergio Bonelli Editore, caso de Saguaro, que foi publicado pela Bonelli na Itália entre 2012 e 2015, durando 35 edições.
Saguaro é um índio Navajo e Thorn Kitcheyan é seu nome, mas, muitas vezes ele atende pelo apelido. Veterano da Guerra do Vietnã, foi liberado ao final do conflito pelos ferimentos que sofreu em ação. Na verdade, Saguaro está mais inclinado à ação do que à conversa. Treinado para sobreviver em condições extremas, ele é capaz de se defender em todas as situações e é bom em seguir rastros e outras pistas. Mas não é o típico herói completamente correto. Saguaro vive um constante estado de contradição – aparentemente cínico e cético, pronto para se virar para ajudar outras pessoas. Embora não acredite na tradição, ele a conhece e honra as pessoas que respeitam os velhos costumes. Depois de viver por anos com os brancos, Saguaro parece ter perdido o equilíbrio clássico da filosofia de vida Navajo e está fora de contato com sua terra original. Ao voltar para sua cidade natal, Window Rock, capital da Nação Navajo, ele fará uma longa trilha aventureira e espiritual. O ano é 1972 e, ao se tornar um agente do FBI, Saguaro enfrenta o desafio de equilibrar leis e tradições que nem sempre visam o melhor para todos.
Criada por Bruno Enna e graficamente desenvolvida por Alessandro Poli, a série também tem textos de Luigi Mignaco e capas de Davide Furnò. A arte das edições são de Alessandro Pastrovicchio, Alessandro Vitti, Davide Furnò, Elisabetta Barletta, Fabio Valdambrini, Fabrizio Busticchi, Gianluca Gugliotta, Italo Mattone, Ivan Vitolo, Luana Paesani, Luigi Siniscalchi, Marco Foderà, Paolo Armitano e Pier Gallo.
A intenção da Editora 85 é de publicar toda a coleção em sete volumes, cada um reunindo cinco edições originais italianas. Com previsão de lançamento em junho, este primeiro volume tem 484 páginas em preto e branco no formato 15,5×21 cm. Adquirindo apenas a edição (que vem com marca página e cinco cartões postais), o preço fica por R$ 59, mas a campanha conta com diversos pacotes promocionais com outras publicações da 85.