Faleceu Neal Adams!
Desenhista, roteirista e editor, o quadrinista Neal Adams faleceu ontem, 28 de abril, aos 80 anos. A causa da morte foram complicações causadas pela sepse, uma condição criada quando o sistema imunológico combate infecções, mas acaba também atacando os próprios órgãos, podendo causar problemas no coração, rins e pulmões.
Adams começou sua carreira em 1959, na Archie Comics. Mas foi nas duas décadas seguintes que começou a fazer sucesso com seu traço realista e detalhado em trabalhos na Marvel e, principalmente, na DC Comics. Seus dois trabalhos mais celebrados são sua passagem pelo Batman, onde cocriou personagens como Morcego Humano, Ra’s e Tália Al Ghul; e a parceria entre Lanterna Verde e Arqueiro Verde, onde cocriou John Stewart. Teve passagens importantes também por personagens como Vingadores, Desafiador, X-Men e Superman, entre muitos outros.
Durante boa parte de sua vida, Adams lutou pelos direitos dos quadrinistas, para que tivessem suas criações reconhecidas pelas grandes editoras. Com isso ajudou muitos veteranos a recuperarem participações em lucros. De maneira incrivelmente contraditória, no comando de sua própria empresa, a Continuity Associates, foi acusado por vários empregados de não pagar o que lhes era devido. Uma figura quase mítica na indústria, Adams tinha muitas restrições com jornalistas e fãs, que lhe renderam a imagem de antipático em convenções. Já dentro da indústria, era muito querido, dando apoio a dezenas de artistas, fossem eles novatos precisando de conselhos, ou veteranos necessitando de alguém que lhes explicasse como lutar por seus direitos.