Joe Quesada deixa a Marvel!
A “cara” da Marvel por mais de duas décadas (tudo bem, talvez menos, já que nos últimos anos não apareceu publicamente tanto quanto antes), Joe Quesada anunciou sua saída da editora via Twitter. Em suas postagens, Quesada ressaltou que, quando começou na indústria de quadrinhos, desejava criar novos personagens e universos, mas que sua carreira mudou drasticamente quando iniciou seu longo trabalho na Marvel. Agora, ele quer retomar suas intenções originais, indo além das HQs. Seus novos projetos incluem um curta-metragem independente o qual ele dirigirá e escreverá. Contudo, ele já deixou claro que ainda colaborará com a Marvel, frisando que um projeto na Casa das Ideias acontece ainda neste ano.
Quesada começou sua jornada dentro da Marvel em 1998, como editor da linha Marvel Knights, na tentativa de renovar personagens como Demolidor, Pantera Negra e Inumanos. Deu muito certo (menos com o Justiceiro) o que o levou ao cargo de editor-chefe em 2000. Recrutando grandes nomes da indústria e investindo em vários novos e promissores, Quesada conseguiu aumentar as vendas, fez dos Vingadores o carro-chefe da Marvel e investiu muito no marketing, transformando as participações em convenções em grandes eventos e usando e abusando da grande mídia para tentar popularizar novos títulos.
Em 2010, foi promovido a chefe-criativo, posição menos ativa, onde supervisionava as adaptações para outros formatos. Em 2019, nova mudança, quando se tornou vice-presidente executivo e diretor-criativo, com Kevin Feige se tornando o chefe-criativo.