Supermen: a volta da identidade secreta!
Não tem jeito. As grandes editoras de quadrinhos simplesmente não deixam seus principais personagens evoluírem. A maioria das grandes mudanças que acarretam algum grau de amadurecimento são descartadas em pouco tempo. E não é diferente com o primeiro super-herói. No fim de 2019, Brian Michael Bendis escreveu seu ponto alto em sua fase no Superman, fazendo o herói revelar sua identidade secreta para o mundo. Agora, apenas três anos depois, a DC Comics anunciou que voltará atrás na mudança.
O retrocesso acontecerá em dezembro, nas páginas de Action Comics #1050, afetando os dois Supermen, afinal não faria sentido Kal-El voltar a ter identidade secreta e seu filho não. Phillip Kennedy Johnson, roteirista da HQ, afirma que boa parte da dinâmica entre Clark Kent e Lois Lane só funciona com uma identidade secreta. Do jeito que ele fala parece até que Lois não saberá mais quem é seu marido…
Ainda não se sabe como as identidades de Clark e Jon Kent voltarão a ser secretas. Um apagamento total da memória mundial não está fora de cogitação, visto que esse expediente já foi usado com Homem-Aranha, Demolidor (que já teve a identidade revelada duas vezes) e Capitão América. Aliás, o próprio Superman já teve a identidade revelada no final da fase Os Novos 52. Na época a mudança durou ainda menos (mas com menos estardalhaço, dada a baixa qualidade das histórias), sendo desfeita logo no começo da fase Renascimento.
Definitivamente, não dá para levar a sério as grandes mudanças nos personagens (que somente evoluem enquanto produtos vendáveis, com pouco apego à história), poucas delas resistem ao teste do tempo.