A juventude do Zé Carioca!
A Culturama decidiu explorar um aspecto diferente da vida do papagaio mais famoso da Disney, o Zé Carioca, nas páginas do Grande Almanaque Disney #19. A história Um Jovem Chamado Zé tem roteiro de Paulo Maffia e Gérson Luiz Borlotti Teixeira, desenhos de Moacir Rodrigues Soares e Irineu Soares Rodrigues, arte-final por Verci de Mello e cores de Fernando Ventura e Toni Caputo, apresentando um pouco da juventude do personagem.
Com 32 páginas, a história mostra o relacionamento do papagaio com parentes, amigos e muitas figuras ilustres. A trama começa quando o bebê Zé Carioca viaja a Patópolis devido a uma oportunidade dada por Tio Patinhas a seu pai. Anos depois, vemos o personagem já na sua juventude, quando ele fica sabendo que deve retornar ao Brasil para ajudar sua avó com a mudança, já que a comunidade onde vive deve ser desocupada devido à construção de uma fábrica de pneus. Aqui, ele vai se encantar com as paisagens, a gastronomia, o futebol e as pessoas – que vão se tornar suas melhores amigas. E ainda vai tentar ajudar a vizinhança na luta contra a desocupação.
A edição conta com diversas outras histórias. Em Primo Azarado, Gastão passa por uma maré de má sorte, e Superpato e Morcego Vermelho tentarão descobrir o que está havendo. Depois, em A Hora da Verdade, Mickey decide dar aos seus sobrinhos uma festa surpresa na Rinocerontelândia, mas não percebe que eles já não têm mais idade para frequentar o parque. Já a história Rei do Klondike leva Tio Patinhas de volta ao lugar em que, há muito tempo, ele começou a conquistar sua fortuna, onde conheceu a enigmática Dora Cintilante e se indispôs com um de seus mais duros oponentes, Suíno Sivo. Por fim, O Exílio dos Van Patus conta a história do fundador de Patópolis e sua família.
Já disponível, o Grande Almanaque Disney #19 tem 192 páginas no formato 15×21 cm, com preço de R$ 39,90.