Nova edição de O Aparicionista!
A Editora Clepsidra colocou no Catarse a campanha da segunda edição revista e ampliada do romance O Aparicionista, escrito no final do século XVIII pelo poeta, dramaturgo e filósofo Friedrich Schiller. Obra inaugural da Coleção Imaginário Gótico, o livro é publicado em parceria com a Aetia. Com lançamento previsto para junho, pode ser adquirida em combos com outras publicações da Clepsidra. Com cerca de 200 páginas, o livro tem capa dura e formato 16 x 22 cm.
O Aparicionista é o único romance de Friedrich Schiller. Embora ele tenha permanecido inacabado, sua influência sobre o gótico inglês e sobre o chamado “romance necromântico” foi avassaladora. O livro foi produzido sob influência de clássicos britânicos como O Castelo de Otranto e O Velho Barão Inglês, razão pela qual é considerado o primeiro romance gótico alemão. Sua contribuição para o gênero, porém, foi ímpar, especialmente pela maneira como a obra expande os limites do imaginário pseudomedieval típico da época. As diversas partes de O Aparicionista foram publicadas originalmente entre 1787 e 1789. Planejada para ser composta de quatro livros, a obra teve somente os dois primeiros volumes finalizados (um narrativo e outro epistolar), permanecendo inacabada, o que não diminuiu sua força nem o interesse gerado por ela, a ponto de vários autores, como H. H. Ewers, terem se proposto a escrever sua própria solução para o desfecho do romance.
Marcado por necromantes misteriosos, intrigas políticas envolvendo sociedades secretas e inquisidores, além de divagações profundamente niilistas, o romance é um relevante documento da literatura alemã e um testemunho duradouro do talento narrativo de um dos maiores nomes da filosofia e das letras daquele país. A nova edição conta com um ensaio do pesquisador, tradutor e editor Felipe Vale da Silva, e outro assinado pelas professoras doutoras Patricia Cesar da Cruz (UFPA) e Thaís Fernandes de Amorim (UFRA), além de nova revisão.