HQNotícias

Faleceu o grande John Romita!

O desenhista John Romita Jr. informou que seu pai, o lendário John Romita, faleceu nesta segunda-feira, 12 de junho, aos 93 anos. Sua passagem foi em paz, durante o sono.

John Victor Romita Sr. começou sua carreira em 1949 na Timely Comics (atual Marvel) sem ser creditado. Continuou na empresa até a década de 1950, quando ela se chamava Atlas. Ali, já creditado, desenhou histórias de romance, guerra e terror, além de participar do rápido resgate do Capitão América. Entre 1958 e 1965 atuou em diversas revistas da DC Comics, principalmente nas de romance, onde se destacou com seu traço limpo e expressivo, apresentando as mais lindas personagens femininas da época.

Ainda em 1965 voltou para a Marvel, desenhando algumas edições do Demolidor. Na época, Stan Lee estava buscando um substituto para Steve Ditko no Homem-Aranha e Romita foi o escolhido. A revista do aracnídeo, que já era um sucesso, se tornou um fenômeno no traço do desenhista, que criou ao lado de Lee personagens como Mary Jane, Rei do Crime, Capitão Stacy, Rino, Robbie Robertson e Shocker. Entre 1977 e 1980, Romita desenhou também as tiras de jornal do herói. Em 1973 se tornou diretor de arte da Marvel, cargo que ocupou até o começo da década de 2000, quando se aposentou, ainda que vez por outra tenha feito algumas capas ou arte-finalizado o lápis de seu filho. Tido por muitos como o maior desenhista do Homem-Aranha, John Romita com certeza deixou um legado enorme, seja através dos personagens que cocriou (que incluem ainda Wolverine e Justiceiro), do estilo que marcou o Aranha e toda a Marvel por décadas ou pelo talento que passou para seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *