Showa: a história do Japão no século XX!
A Devir lança no fim de março o primeiro volume do mangá Showa, do mangaká Shigeru Mizuki. São 528 páginas em preto e branco (com algumas coloridas) no formato 17 x 24 cm. Originalmente publicado pela Kodansha, o mangá tem tradução de Lidia Ivasa. O preço de capa é de R$ 130, mas você pode comprar na pré-venda da Amazon através do nosso link por R$ 104. A coleção terá quatro volumes.
Showa 1926-1939: Uma História do Japão é o primeiro volume do retrato histórico meticulosamente pesquisado por Shigeru Mizuki do Japão do século XX. Este volume trata do período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, uma época de elevado desemprego e outras dificuldades econômicas causadas pela Grande Depressão. Quando a Era Showa começou, o próprio Mizuki tinha apenas alguns anos de idade, então suas primeiras memórias coincidem com os primeiros eventos do período. Mizuki traz a história para o reino do pessoal, tornando-a palatável e, de fato, atraente, tanto para o público jovem quanto para os leitores mais maduros.
Ao descrever a militarização que levou à Segunda Guerra Mundial, a posição de Mizuki em relação à guerra é ponderada e muitas vezes francamente crítica – o seu retrato do Massacre de Nanjing pinta claramente o incidente (um tema controverso no Japão) como uma atrocidade. Showa 1926-1939 é uma história lindamente contada que acompanha como os desenvolvimentos tecnológicos e a mudança na estabilidade econômica do país tiveram um papel na definição da política externa do Japão no início do século XX.