HQNotícias

Faleceu a quadrinista Trina Robbins!

A ilustradora, cartunista, roteirista, editora e pesquisadora americana Trina Robbins faleceu ontem, 10 de abril, aos 85 anos. Ela estava internada se recuperando de um AVC.

Robbins foi uma das primeiras mulheres a conquistar espaço nos quadrinhos e no meio nerd em geral. Começou a carreira na década de 1950 como ilustradora em publicações de ficção científica, logo passando a trabalhar também com quadrinhos, pelos quais era apaixonada, se tornando nome de peso no movimento underground americano. Foi ela quem criou o uniforme da Vampirella, em 1969.

Logo se tornou uma voz importante da indústria de quadrinhos, apontando a óbvia misoginia do meio e organizando publicações apenas com autoras, apoiando a primeira geração de mulheres creditadas nas HQs norte-americanas. Em 1985, ela foi a primeira mulher a desenhar uma história da Mulher-Maravilha, maior ícone feminino dos quadrinhos de super-heróis, depois de mais de 40 anos da criação da personagem.

Ativista sempre em ação, Robbins escreveu livros de não-ficção retratando a história das mulheres no mercado de HQs. Foi muito envolvida com a cena musical e o mundo da moda, além de lutar pelos direitos humanos. Foi em toda sua vida uma pioneira que inspirou gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *