FilmesResenhas

Planeta dos Macacos: um retorno às origens!

Ao contrário do que muita gente vem falando, Planeta dos Macacos: O Reinado não é um novo reboot da franquia. Trata-se de uma continuação da trilogia anterior, mas saltando vários anos. O diretor Wes Ball (de Maze Runner) falou em 100 a 200 anos no futuro, mas ao ver o filme, fica claro que se trata de um exagero. Digamos que a nova produção deixou o mundo dos homens para trás, mas ainda está bastante distante de ser a sociedade símia apresentada nos filmes originais.

Nesse cenário, o macaco César e sua filosofia se tornaram lenda. E como tal, sua história e ensinamentos foram mal interpretados e até distorcidos. É um mundo com poucos humanos, mas onde os macacos não estão necessariamente organizados. Tribos existem isoladas, seguindo suas próprias regras. O novo protagonista macaco é Noa (Owen Teague), que logo descobre a capacidade para o mal de sua própria raça, se envolvendo com uma humana (Freya Allan) e o orangotango Raka (Peter Macon). O vilão da vez é o líder macaco Proximus César (Kevin Durand).

O pulo cronológico proporciona grandes mudanças na dinâmica dos personagens e no modo como a história é contada. De fato é um novo mundo, um que presta inúmeras homenagens aos filmes originais, através de cenários, cenas, situações e até trilhas que remetem aos clássicos, mas sem perder a identidade própria. Como na trilogia anterior, os efeitos dos macacos estão impressionantes, sempre melhorando a cada filme, deixando cada macaco distinguível dos demais.

Um grande acerto da produção é explorar as áreas morais cinzentas. Poucos são 100% bons ou maus. Todos estão interessados em proteger os seus, o que muitas vezes significa más notícias para as outras facções. Claro, entram em jogo também motivações mais egoístas, mas a luta entre diferentes grupos reflete bem conflitos étnicos e religiosos do mundo real de uma maneira não tão profunda, mas eficaz e nada ingênua.

Um detalhe (que não vou comentar para não dar spoiler) na representação dos humanos me incomodou bastante, mas, fora isso, Planeta dos Macacos: O Reinado retoma a franquia muito bem, verdadeiramente avançando a mitologia e apresentando novos personagens e situações que atiçam nossa vontade pelas inevitáveis (e muito bem-vindas) continuações!

Nos apoie no Catarse: catarse.me/falaanimal

Compre produtos do Planeta dos Macacos na Amazon através do nosso link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *