Neil Gaiman acusado de agressão sexual!
Famoso por trabalhos como Sandman e Good Omens, o escritor Neil Gaiman foi acusado de abuso sexual por duas mulheres com quem se relacionou no passado, conforme revelou em podcast e reportagem o veículo inglês Tortoise Media. Gaiman nega as acusações e afirma que as relações foram consensuais, mas está sob investigação na Nova Zelândia.
A primeira acusação vem de Scarlett, de 23 anos, que afirma que, em 2022, foi abusada por Gaiman poucas horas depois de se conhecerem, quando ela trabalhou como babá na residência do autor na Nova Zelândia. Segundo ela, ele a abusou no banho. Segundo o Tortoise, Gaiman afirma que eles só se abraçaram e deram uns amassos, com um relacionamento sexual seguindo pelas próximas três semanas, apenas com penetração consensual.
Scarlett disse algo bem diferente, afirmando ter tido relações sexuais violentas e degradantes com Gaiman, em relações que nem sempre foram consensuais. O Tortoise teve acesso a mensagens da época que apoiam essas alegações. Gaiman afirma que se ofereceu para ajudar nas investigações, mas foi ignorado, o que, para ele, indica falta de sustância no caso. Já a polícia diz que os esforços no caso continuam, incluindo tentativas de se comunicar com pessoas-chave. Uma declaração oficial afirma que há “uma série de fatores a serem levados em consideração neste caso, incluindo a localização de todas as partes“.
A outra acusação é mais antiga e parte de K, fã da obra do autor que o conheceu em 2003, quando ela tinha 18 anos, nos Estados Unidos. Eles começaram uma relação romântica quando ela fez 20 anos (e ele tinha 40 e poucos). Ela afirma ter sido submetida a atos sexuais violentos e dolorosos, com os quais ela não concordou ou teve prazer. Em um incidente, Gaiman teria a penetrado mesmo com ela pedindo que não, quando ela estava sofrendo com dores causadas por uma infecção.
Gaiman não só nega as acusações, como diz acreditar que K é motivada por arrependimentos na relação. Sobre Scarlett, ele disse que na época ela sofria de uma condição associada a memórias falsas. O Tortoise levantou o histórico médica dela, que não apresentou nenhuma evidência disso.
Resta agora esperar o avanço das investigações…
Eu não misturo as estações. Para mim é tranquilo separar autor de obra. Por exemplo, não me culpo por gostar de Samurai X mesmo que o autor seja um tarado pedófilo condenado judicialmente. Também não acho que a obra de Neil Gaiman perde qualidade caso se comprovem as acusações. E sobre “não dar dinheiro para esse tipo de cara” (como já li alguns comentários em casos similares), bom basicamente nosso dinheiro vai para as editoras, que por sua vez também se aproveitam dos direitos dos artistas, então sigo comprando o que me der na telha.
Mas, como fã da obra de Gaiman, admito que dá um baixo-astral existirem essas acusações. Agora é aguardar o desfecho das investigações.