Mouse Trap: o terror é assistir!
A moda atual é pegar personagens infantis que caíram em domínio público e transformá-los em vilões de filmes de terror precários, tão baratos que dão lucro se dez pessoas os assistirem. No geral, o resultado é sempre ruim e genérico, em tramas slashers onde não faz a mínima diferença quem é o assassino, como em Ursinho Pooh: Sangue e Mel. Não que alguém realmente espere algo dessas produções, mas Mouse Trap: A Diversão Agora é Outra (com um subtítulo nacional para reforçar a tosqueira) consegue se superar.
A versão original de Mickey Mouse, apresentada na animação O Vapor Willie em 1928, caiu em domínio público em 1º de janeiro de 2024. Com isso, várias produções de terror foram anunciadas, Mouse Trap é apenas a primeira a ser lançada. Como as principais características do personagem só foram surgir mais tarde, pouco do Mickey que todos conhecem realmente pode ser usado por todos. Em Mouse Trap, nem esse pouco é usado.
A trama envolve uma festa de aniversário surpresa em um fliperama, onde os adolescentes burros habituais do gênero de horror (só que com todos os clichês elevados à décima potência) começam a ser atacados por alguém com uma máscara de Mickey. Depois de entediantes 1 hora e 20 minutos de filme, não sabemos quem é o assassino, qual sua motivação, suas origens e não vemos sequer uma cena de slasher sangrento que possa divertir fãs do gênero. Mouse Trap é uma sequência de acontecimentos sem nexo algum, cuja produção parece ter custado no máximo R$ 5. Tudo soa errado. Tem toda a atmosfera genérica de um longa da década de 1990, mas em nenhum momento brinca com isso ou usa ao seu favor. Em uma cena com uma sobrevivente, até apontam alguns clichês do terror, no que parece um momento parodia. Mas não é, trata-se apenas de mais um diálogo sem razão de ser, solto, sem levar a nada.
Seria fácil relativizar dizendo que não há reais profissionais na produção, mas a verdade é que ela não chega nem ao nível de um fanfilm de iniciantes. É um total caça-níqueis, elaborado por pessoas que parecem sequer entender as engrenagens do gênero que escolheram retratar. Se você gosta de passar raiva, esse filme é para você.
Nos apoie no Catarse: catarse.me/falaanimal
Compre produtos do Mickey na Amazon através do nosso link.
Entre para nosso grupo de ofertas.