Exposição Dinossauros no Ibirapuera!
O Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera (São Paulo), está hospedando uma mostra com dezenas de esqueletos de dinossauros e fósseis originais dos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. A exposição Dinossauros – Patagotitan, o Maior do Mundo fica no local até 27 de novembro.
A exposição conta com 16 réplicas de esqueletos de dinossauros completos e 20 fósseis originais, incluindo o maior de todos, o titanossauro Patagotitan, e o gigante carnívoro Tyrannotitan. Também está exposto o crânio do Giganotossauro, um dinossauro que se tornou popular depois de derrotar o T. rex no último filme da franquia Jurassic World. Só para o esqueleto do Titanossauro a produção da exposição teve que criar um espaço especial capaz de abrigar o maior animal que já habitou nosso planeta. Estudos sugerem que o dinossauro tinha 40 metros de comprimento e 72 toneladas (como três caminhões cegonha enfileirados, e o peso equivalente a 18 elefantes).
Também faz parte da exposição uma réplica do esqueleto em tamanho natural do dinossauro mais antigo do mundo, o “brasileiro” Buriolestes schultzi, que viveu há 233 milhões de anos, um pequeno bípede com um cérebro potente, dentes pontiagudos e um corpo esguio e ágil que o faziam um predador bastante eficiente, encontrado na formação Santa Maria no Rio Grande do Sul. O Buriolestes schultzi é o mais primitivo da linhagem dos sauropodomorfos, ancestral dos grandes dinossauros de longos pescoços, como o próprio Patagotitan, e está registrado no Guinness World Records como o animal mais antigo do mundo, achado no sítio arqueológico de Santa Maria, que possui cristais de zircão datados de até 233,2 milhões de anos atrás, período correspondente ao final do período Triássico.
De terça a sexta, a visitação está aberta das 10h às 19h40 . Aos finais de semana, das 9h às 19h40. Os ingressos têm valores que vão de R$ 20,00 a R$ 50,00.