HQNotícias

Little Nemo: clássico pela Figura!

Está na reta final no Catarse a campanha do primeiro volume de Little Nemo pela Figura Editora. Little Nemo in Slumberland estreou em outubro de 1905 no New York Herald, jornal de grande circulação nos Estados Unidos. Em 1911, a série muda de nome e publicação, e passa a ser publicada no New York American com o título Little Nemo in the Land of Wonderful Dreams. Em uma página semanal, o menino Nemo se envolvia em grandes aventuras que se passavam enquanto sonhava, sendo o último quadro sempre o garoto despertando do mundo fantástico de seu inconsciente. Embora no momento de sua publicação a série não tenha sido um sucesso retumbante, a qualidade excepcional da arte de Winsor McCay, aliada às inovações narrativas apresentadas, fizeram de Little Nemo uma obra consagrada que, após quase 120 anos de sua aparição, mantém-se como uma das grandes obras-primas das HQs, sendo adaptada para o teatro, animação e videogames.

A primeira aventura de Nemo se inicia com o convite do soberano Morpheus para que o menino vá ao reino de Slumberland para conhecer a princesa. Nessa viagem que se estenderá por alguns anos da publicação, Nemo tem a companhia de Flip e Imp, com os quais viverá incríveis aventuras para chegar ao “Reino do Sono”. As soluções visuais de McCay para representar os cenários inconstantes do subconsciente, assim como o enredo que varia entre a fantasia infantil e o sombrio, fazem de Little Nemo uma obra inigualável.

A Figura publicará a obra completa em dois luxuosos volumes. A campanha atual é apenas do primeiro volume, que reúne as tiras publicadas de 1905 a 1909. São 232 páginas em capa dura com o miolo em cores impresso em papel Pólen Bold 90g, no formato 30 x 39 cm. A tradução é de César Alcázar e os textos de posfácio são de Erico Assis. O lançamento será em dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *