HQNotícias

A Perna Cabeluda: lenda do Recife em HQ!

Está em campanha no Catarse a HQ A Perna Cabeluda, criação de Roberta Cirne. A publicação tem formato A4, com 50 páginas e duas histórias, uma com 44 páginas e uma pequena, com 6 páginas. As recompensas incluem print, outras publicações de Cirne e adesivo. O lançamento será em novembro.

A lenda da Perna Cabeluda nasceu de um fato real: lá pelos idos de 1975 uma mulher flagrou uma perna flutuando no Rio Capibaribe, no coração do centro do Recife. Só uma perna. Onde estava o resto do corpo? Mistério, que perdura até hoje. A perna foi devidamente recolhida para o IML e o final dela, ninguém sabe. Pula a cena e o momento: não se sabe se foi o escritor Raimundo Carrero ou o radialista Jota Ferreira quem criou a lenda, ou mesmo talvez os dois. A situação é que foi comentado na cidade inteira o fato de terem encontrado uma perna sem corpo boiando no Capibaribe, e não haviam celulares ou redes sociais, ou mesmo os avançados meios de comunicação que temos hoje: era o boca a boca, mesmo. Bastou uma simples piada de Jota Ferreira sobre um marido que flagrou uma “perna cabeluda” debaixo da cama e pronto: \s pessoas captaram o termo PERNA CABELUDA, e começaram os relatos. Foi toda uma série de fofocas, causos e depoimentos de recifenses que juravam de pés juntos terem sido agredidos, atacados ou chutados pela perna cabeluda. E a perna ganhou Pernambuco, virou bloco carnavalesco, música, cordel… E agora, história em quadrinhos.

A versão de Roberta Cirne é uma história de origem totalmente nova, ambientada no ano exato em que a lenda urbana “viralizou”: 1975. Não é o que foi, mas poderia ser. É uma história policial de terror, com crimes, detetives e tudo o mais. Importante é a caracterização de uma época, de gírias, usos, costumes e vestimentas e a reconstituição de um Recife que só existe nos velhos retratos e na memória dos antigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *