Faleceu o divertidíssimo Keith Giffen!
Eu gargalhei muito com as histórias em quadrinhos produzidas por Keith Giffen. Hoje, porém, foi a primeira vez que chorei de tristeza por algo envolvendo este grande nome das HQs. A família de Giffen informou há pouco que Keith sofreu um AVC no último 8 de outubro, levando ao seu falecimento no dia seguinte. Ele tinha 70 anos. A família compartilhou uma mensagem com o bom humor característico de Giffen nas redes sociais, a pedido dele: “Eu falei que estava doente. Vale qualquer coisa para não ir para a New York Comic-Con. Obrigado. Keith Giffen 1952-2023 Bwah ha ha ha ha”.
O trabalho mais lembrado de Giffen é sem dúvidas a Liga da Justiça que escreveu junto de J. M. DeMatteis, seu grande parceiro. Giffen transitou bastante entre Marvel, DC e outras editoras, tanto como roteirista quanto como desenhista, sendo criador de personagens como Lobo, Rocky Racum, Besouro Bisonho e o Besouro Azul Jaime Reyes. Trabalhou ainda em Legião dos Super-Heróis, Superman, Scooby Apocalypse, L.E.G.I.Ã.O., Ômega Men, Superpatriota, Gladiador Dourado, Defensores, Authority, Ametista, Destino, Cósmico, Desafiadores do Desconhecido, Garra, Liga da Justiça 3000, Patrulha do Destino, Meia-Noite, Sr. Destino, Video Jack, Aniquilação, 52, Força Monstro, X-O Manowar, Quarteto Fantástico, Eclipso, Flash, Lanterna Verde, He-Man, Povo da Eternidade, OMAC, Esquadrão Suicida, Larfleeze, Invasão, Magog, Retalho, Wetworks, Aniquilação: A Conquista, Thanos, Drax, Comando Selvagem e muitos outros.
Na TV, escreveu roteiros para as séries animadas Caça-Fantasmas; Du, Dudu e Edu e Hi Hi Puffy AmiYumi.
Puxa vida…os grandes artistas estão nos deixando cada vez mais rápido…lembro que a Liga da Justiça dele e do DeMatteis me fazia dar sonoras gargalhadas na hora do intervalo entre as aulas do Ensino Médio…eu era o único nerd na minha sala e um dos poucos em todo o CEFET…Lembro também que eu tinha o hábito de passar todo santo dia na banca pra ver se já havia chegado a edição do mês. O jornaleiro até passou a separar a minha…foram ótimos tempos, uma época que nunca mais voltará…e o desaparecimento desses artistas só nos traz uma sensação de desespero, inconformidade e impotência…Vá em paz, Keith Giffen, e obrigado por fazer minha juventude um pouco mais feliz.
Keith Giffen era uma lenda!
O mundo das hqs perdeu mais um genio. Ja ri muito com as historias dele.
Está sendo bonito ver o carinho que todo o meio (leitores e profissionais) tem por ele!