FilmesResenhas

Resenha – It: Capítulo 2 é uma continuação inferior!

Filmes de terror bons são coisa rara. Outro dia, fazendo um levantamento com amigos, chegamos à conclusão de que nos últimos tempos, saem em média uns três filmes realmente bons do gênero por ano. Um deles foi It: A Coisa, de 2017, que finalizava anunciando que aquele era apenas o Capítulo 1 da história, nenhuma surpresa para quem já conhecia a obra original ou mesmo a minissérie para a TV da década de 1990.

E eis que o Capítulo 2 chegou aos cinemas. Agora adultos, o grupo de amigos precisa se reunir 27 anos depois para derrotar de uma vez o palhaço Pennywise. Curiosamente, o novo longa tem mais cara de aventura do que de terror, algo que seria esperado do primeiro filme, com as crianças. Vários fatores contribuem para isso: mesmo com 2 horas e 45 minutos de duração, o filme parece correr demais no desenvolvimento dos personagens e acontecimentos, perdendo profundidade. Além disso, o próprio Pennywise aparece bem menos.

Algumas cenas e diálogos, principalmente no reencontro dos personagens, são quase idênticas ao mostrado na versão para a TV. Diga-se de passagem, antes de escrever este texto, acabei assistindo ao vídeo Honest Trailers da minissérie, e ficou claro que a maioria dos problemas de estrutura desta segunda parte já existiam ali. Ainda assim, é um bom filme, só não tão bom quanto o anterior. O que ajuda bastante é que já temos grande empatia pelos personagens.

A escolha dos atores foi caprichada. Não apenas por desempenharem bem seus papeis, mas por estarem quase todos muito parecidos, principalmente James Ransone e Andy Bean como Eddie e Stanley, respectivamente. Porém, causa estranhamento que Bill, praticamente o protagonista, ganhe sotaque escocês ao se tornar um adulto interpretado por James McAvoy.

Com menos cenas memoráveis, a grande falha deste Capítulo 2 é seu ritmo, corrido demais mesmo sendo longo, apresentando apenas a ponta do iceberg da mitologia da Coisa, nunca explicando demais, nem se aprofundando nos problemas pessoais de cada personagem, apresentados de maneira superficial logo no começo do filme. It: Capítulo 2 funciona justamente por ter toda a estrutura estabelecida no primeiro filme, pois é um filme mediano analisado isoladamente, principalmente levando em conta sustos gratuitos e efeitos especiais demasiadamente artificiais.


E você? O que achou do filme? Queremos saber sua opinião!

Um comentário sobre “Resenha – It: Capítulo 2 é uma continuação inferior!

  • Realmente, o filme foi mediano, pecou muito ao trazer efeitos especiais muito artificiais e alem disso o proprio pennywise praticamente nao aparece , teria sido muito melhor se ele tivesse mais presenca no filme

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *