DC Comics rompe contrato com a Diamond!
A distribuição de quadrinhos nos Estados Unidos é bem diferente do que vemos aqui no Brasil. As HQs não chegam às bancas faz muito tempo. Embora encadernados sejam encontrados em livrarias, as revistas soltas são vendidas quase exclusivamente nas comic shoops, com distribuição exclusiva da Diamond Comic Distributors.
É um modelo que de início salvou o mercado americano, que não precisava mais se preocupar com os encalhes em banca, já que nas comic shops os pedidos são decididos antes com números teoricamente exatos. Porém, com o passar dos anos, este mesmo modelo provou ter seus lados negativos, afinal monopólio não faz bem em nenhuma área. Para começar, o acesso a novos leitores se tornou bem difícil, já que as HQs só estão disponíveis em recantos praticamente só conhecidos pelos já colecionadores. Mas isso está mudando: a DC Comics cortou seu contrato com a Diamond depois de mais de 25 anos.
A partir de agora, as empresas Lunar Distribution e UCS Comic Distributors distribuirão as revistas de linha, enquanto a Penguin Random House fará a distribuição das graphic novels e encadernados. Com toda a mobilização no combate ao Coronavírus, a Diamond paralisou a distribuição de HQs desde março. Embora esse tenha sido o ponto decisivo no fim da parceria, a verdade é que faz muito tempo que as editoras pensam em mudar o modo que funciona o mercado direto.
Num momento delicado como o atual, isso pode significar o começo de uma reviravolta muito necessária ou um baque do qual o mercado pode não se recuperar. Lojistas estão divididos. Alguns comemoram a mudança, principalmente por terem novamente material novo para vender, enquanto outros temem que a Diamond possa não sobreviver sem sua segunda maior cliente – a primeira é a Marvel. Se isso acontecer, será que outras empresas realmente conseguirão assumir os serviços prestados pela Diamond?
Até alguns profissionais da área estão preocupados, entre eles o roteirista Peter David (X-Factor, Homem-Aranha 2099), que afirma que a DC declarou guerra tomando essa decisão. Para ele, como a DC representa 30% do mercado de quadrinhos, a Diamond realmente não conseguirá se manter sem ela, o que afetará diretamente a Marvel. Fora isso, David alerta para os riscos dos lojistas terem de trabalhar sem muita opção com novas distribuidoras que não estão acostumadas a atenderem pedidos tão grandes. Para ele, essa mudança é potencialmente catastrófica.
Que o mercado, mesmo antes do Coronavírus, precisava de mudanças é indiscutível. Nos próximos meses descobriremos se a decisão da DC foi apressada e inconsequente ou se ela foi realmente corajosa e audaciosa como seus heróis.