HQNotícias

Faleceu o roteirista e editor Denny O’Neil!

Faleceu ontem, 11 de junho, aos 81 anos, o roteirista e editor Denny O’Neil, um dos nomes mais importantes na trajetória do Batman. Segundo sua família, a morte foi em decorrência de causas naturais.

O’Neil começou sua carreira escrevendo para jornais, mais tarde indo para a Marvel na década de 1960, trabalhando também na Charlton. Mas a editora onde brilhou foi a DC Comics, na qual chegou em 1968. Nas décadas em que escreveu os heróis da editora, passou por personagens como Liga da Justiça, Mulher-Maravilha, Superman, Flash e Rastejante. Dois momentos de incrível importância histórica foram as reformulações que efetuou no Questão e na dupla Lanterna Verde e Arqueiro Verde. O Oliver Queen que todos amam foi arquitetado por O’Neil.

Mas foi no Batman que ele deixou sua marca pra valer. A partir de 1969, ele escreveu histórias do Homem-Morcego que o redefiniram, se afastando do tom cômico do seriado então recente, e devolvendo o herói às suas raízes sombrias, destacando suas qualidades como lutador e detetive. Em 1986 se tornou editor da linha de revistas do Batman, posto em que permaneceu até 2000. Mesmo sendo um incrível roteirista, talvez sua importância para a mitologia do defensor de Gotham seja maior como editor, desempenhando o papel como poucos, realmente se envolvendo nas HQs, coisa rara hoje em dia.

Ele participou da criação de personagens como Ra’s al Ghul, John Stewart, Leslie Thompkins, Azrael e Talia al Ghul. Mesmo na Marvel, onde voltou a trabalhar mais tarde, criou alguns personagens que ainda têm sua importância, como a Madame Teia, Obadiah Stane e Lady Letal. Foi também na Marvel que batizou o mais famoso dos Transformers, Optimus Prime.

Como editor do Batman, O’Neil criou toda a aura de lenda urbana do personagem e conseguiu dar coerência a uma linha sempre crescente de títulos. Podem não ter sido as melhores histórias do mundo, mas com a supervisão de O’Neil, as revistas da Batfamília foram um raro caso de qualidade estável numa franquia rentável. E ainda foi ele quem recrutou Frank Miller para o Batman!

Coincidentemente, dias antes de sua morte começou a rodar o boato de um novo longa-metragem animado do Batman centrado em artes marciais, que teria a presença de Tigre de Bronze e Richard Dragon, outros dois personagens criados por O’Neil. Que seja verdade e uma bela homenagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *