Emília 100 Anos: campanha está na reta final!
Em comemoração ao centenário de uma das personagens mais famosas criadas por Monteiro Lobato, a boneca de pano Emília, a Skript Editora organizou a coletânea em quadrinhos Emília 100 Anos, cuja campanha está em sua reta final no Catarse.
Desde sua primeira aparição, a boneca de pano costurada por Tia Nastácia para a menina Narizinho tornou-se um ícone da literatura e folclore nacional. Emília nasceu muda, mas foi “curada” pelo Dr. Caramujo ao tomar uma “pílula falante”. Ao lado do carisma que ela e os demais personagens de Monteiro Lobato despertam está, também, o problema do racismo – algo que precisa sim ser falado. A Skript, neste projeto, teve a preocupação de respeitar a todos e todas. Por isso o cuidado na escolha de cada uma das artistas convidadas para ilustrar a obra, e na discussão de questões raciais envolvendo tanto o autor quanto seu trabalho.
A organização ficou a cargo da editora Carol Pimentel. Com mais de 100 páginas coloridas em formato americano, a coletânea apresenta reinterpretações da personagem por Alice Monstrinho, Aline Lemos, Ana Flávia, Ana Maria S Pereira, Beatriz Miranda, Bel Pardal, Camila Raposa, Clara Lagos, Cris Eiko, Denise Bueno, Fabiane/Miss Tédio, Geovana Held, Giulia Felice, Giulia Garcia, Giulia Lagrotta, Jakie Buchabqui, Julia Tietbo, Lia Harumi, Lila Cruz, Majory Lissa, Melissa Garabeli, Monique Malcher, Paloma Barbosa, Renata Rinaldi e Vanete Santana-Dezmann. O envio para os apoiadores será em novembro, com lançamento oficial em dezembro.