James Gunn volta para Guardiões da Galáxia Vol. 3
Em julho de 2018, antigas postagens do diretor James Gunn fazendo piadas com estupro e pedofilia ressurgiram, resultando na Disney optando por demiti-lo do terceiro filme dos Guardiões da Galáxia, que desde então ficou sem diretor, embora ainda contando com o roteiro de Gunn, que já estava pronto.
O caso gerou polêmica. Gunn já havia se desculpado e se mostrado arrependido de suas brincadeiras antes mesmo de ser contratado para o primeiro filme da franquia. As mensagens foram desenterradas no que pareceu ser uma retaliação a comentários do diretor contra o Presidente Trump. No final das contas, é difícil julgar se Gunn realmente estava sendo sincero em seu arrependimento, mas o erro foi real e admitido pelo diretor. Embora fãs e parte do elenco de Guardiões tenham reclamado muito, ele mesmo aceitou sua punição como justa.
E hoje, o site Deadline anunciou que Gunn foi recontratado. Aparentemente, Alan Horn, Presidente do Walt Disney Studios, foi convencido pelas declarações públicas de Gunn e o encontrou em diversas ocasiões para conversar, resultando na recontratação.
Gunn confirmou seu retorno e declarou em seu Instagram: “”Sou tremendamente grato a todas as pessoas que me apoiaram nos últimos meses. Estou sempre aprendendo e vou continuar trabalhando para ser o melhor ser humano que puder. Agradeço profundamente a decisão da Disney e estou animado para continuar fazendo filmes que explicam os laços de amor que nos unem a todos. Fiquei, e continuarei, incrivelmente tocado por seu amor e apoio. Do fundo do meu coração, muito obrigado. Amo vocês.“
Ainda assim, o terceiro Guardiões segue sem data de estreia, pois, neste meio tempo, Gunn se envolveu com o novo filme do Esquadrão Suicida, que estreia em 2021. Ele é o responsável pelo roteiro e ainda negocia para assumir a direção – embora muitos sites americanos já deem a contratação como certa. Esquadrão deve ser produzido antes de Guardiões.
Mas, fica a polêmica. Qual sua opinião sobre a recontratação? Gunn está sendo sincero? A única certeza é que suas diversas brincadeiras do passado eram de fato repugnantes.