Ruby Rose denuncia abusos em Batwoman!
A atriz Ruby Rose, que foi a estrela apenas da primeira temporada de Batwoman, desabafou nesta madrugada em suas redes sociais, apontando diversos acidentes, abusos e abordando a polêmica de sua saída do programa. Apontando para a showrunner Caroline Dries e os produtores Sarah Schechter e Greg Berlanti, ela disse “Chega. Vou contar para o mundo inteiro o que aconteceu naquele set (…) Vou longe, para que o que aconteceu comigo não se repita com ninguém. E para que eu possa finalmente ter a minha vida de volta e a verdade. Vergonha de vocês.”
Ela também tocou no ex-presidente da Warner Bros. Television, Peter Roth: “Não sei se você saiu após ser promovido para uma posição mais alta, porque você não conseguia parar de fazer jovens mulheres passarem calças à vapor em volta da sua virilha, enquanto você estava vestindo elas, ou se você saiu depois de colocar um investigador particular atrás de mim, que você demitiu assim que o relatório não se encaixou em sua narrativa.“
Mas o pior diz respeito aos ferimentos sofridos pela atriz durante as gravações: “Para aqueles que disseram que eu estava muito dura como Batwoman, imagine voltar ao trabalho 10 dias após isso [uma cirurgia]… 10 DIAS. (ou então toda a equipe seria demitida e eu teria deixado as pessoas na mão, porque Peter Roth disse que não faria uma reformulação e eu faria o estúdio perder milhões (por me machucar no set).” Rose divulgou vídeos de um exame médico revelando lesões no pescoço e na costela, que aconteceram durante as gravações de Batwoman, e o diagnóstico de um tumor, consequência desses ferimentos.
Ruby revelou ainda acidentes com outras pessoas da equipe da série, apontando que uma pessoa sofreu queimaduras de 3º grau e uma mulher ficou tetraplégica. Ao falar que “perderam dois dublês“, deixou dúvidas até sobre possíveis mortes nas gravações. Ainda sobre sua cirurgia, afirmou que recebeu ordens de cobrir suas cicatrizes para não revelar o ocorrido, quando gravou um vídeo pedindo desculpas por não comparecer na San Diego Comic-Con. Ela, aliás, queria comparecer, mas o canal não quis saber de reorganizar as gravações para permitir sua participação.
Os problemas se estendem até aos cuidados com a pandemia. Quando todos os outros programas da CW já haviam paralisado as gravações, a showrunner Caroline Dries teria mantido Batwoman rodando no início do surto de COVID-19. Outro acidente de Rose lhe causou um corte próximo do olho. Dries, mesmo sabendo de tudo isso, falava que os ferimentos da atriz teriam acontecido em aulas de yoga.
Os atores Dougray Scott (Jacob Kane) e Camrus Johnson (Luke Fox) também foram acusados pela atriz. Segundo Rose, Scott chegava a hora que queria e tinha ataques de fúria contra a equipe de filmagem, principalmente mulheres. Sobre Johnson, Ruby o acusou de vazar informações do set, o chamando de egomaníaco.
Dougray Scott já rebateu as declarações de Rose, as classificando como “totalmente inventadas” e “afirmações difamatórias e prejudiciais“. Já a Warner Bros. Television afirma que Ruby foi despedida não pelos motivos que ela apontou, mas por conta de “múltiplas reclamações sobre comportamento no ambiente de trabalhado que foram extensamente analisadas e lidadas em privado por respeito a todos os envolvidos.”
É claro que a internet está em polvorosa com tudo isso. Já tem gente exigindo o cancelamento de Batwoman e todas as séries da CW, outras chamando Rose de louca. Dando nosso pitaco no assunto: analisando friamente, qualquer lado pode estar mentindo, mas temos que analisar o que já foi divulgado antes também. Quando Rose sofreu seus ferimentos, todo mundo realmente estranhou o retorno tão rápido às gravações, principalmente porque, na época, foi dito que ela correu o risco até de ficar paraplégica. Isso cheirou mal desde o começo. Sua saída da série, por sua vez, sempre foi controversa, envolta em mistério. De início, a atriz não quis comentar nada, falando que foi um acordo entre as duas partes. Pouco demais, muito pressionada para voltar ao papel de Batwoman, ela revelou que os diversos ferimentos sofridos seriam o motivo de sua saída, sem entrar em maiores detalhes. A Warner, neste tempo todo, nunca mostrou o lado dela. Já tudo que Rose falou, se comunica com as declarações de agora. Inclusive, a nova informação dada pela Warner agora, de que a teria despedido, contradiz a informação original dada pelas duas partes.
Cancelar Batwoman e outras séries não resolveria nada. Pelo contrário, prejudicaria outras pessoas não envolvidas nos casos e ajudaria a varrer o assunto para debaixo do tapete. Acusações tão graves deveriam sim ser investigadas, e não internamente, como a Warner fez quando Ray Fisher (o Cyborg dos cinemas) fez suas próprias denúncias. Trata-se de um caso de polícia mesmo. Infelizmente, em Hollywood, raramente qualquer tipo de denúncia evoluiu para uma investigação, muito menos para alguma punição.
Os bastidores muitas vezes são repletos de horrores… Atores, diretores, produtores, capazes de tudo por dinheiro, fama e outros fatores.
Desculpe fazer rima com um assunto sério. Infelizmente nós fãs ficamos sabendo somente de pouco do que acontece, e é triste saber que muitas das adaptações que tanto queremos ver escondem tanta coisa errada.