200 anos do primeiro conto vampírico inglês!
O Vampiro é o terceiro volume da coleção Imaginário Gótico (editoras Sebo Clepsidra e Aetia). Trata-se de uma edição comemorativa dos 200 anos do primeiro conto vampírico inglês, escrito por John William Polidori, e cuja campanha, já bem sucedida, ainda está no Catarse: https://www.catarse.me/vampiro.
Publicada em 1819, a obra permanece relevante pelo fato de seu vilão, Lord Ruthven, ser o primeiro vampiro masculino da literatura inglesa. Foi Ruthven o protótipo da longa tradição de vampiros aristocráticos e fatais, que inclui Sir Francis Varney, Conde Azzo von Klatka e Conde Drácula. As histórias da gênese e da trajetória do conto são fascinantes, e são devidamente destrinchadas no livro, que conta com organização de Marina Sena.
O conto foi publicado em 1819 por um editor que, de maneira oportunista, o atribuiu a Lorde Byron, afinal a obra foi inspirada no esboço de uma narrativa original de Byron. Impulsionado pela falsa autoria, O Vampiro foi publicado em diversos países, ganhando adaptações para o teatro e continuações.
Para celebrar seu bicentenário e disponibilizar aos leitores e pesquisadores brasileiros as obras, as cartas, os trechos de diários e as resenhas que registram a gênese do vampiro fatal na ficção, a edição tem nova tradução do conto de Polidori, que vem acompanhado de cerca de 230 páginas de extras.
Em capa dura, o livro tem 16 x 22 cm, com cerca de 260 páginas impressas em papel off-white. A pintura escolhida para compor a capa foi O Beijo (1918), do italiano Ambrogio Antonio Alciati.