HQNotícias

Grama: uma história real sobre escravidão sexual!

Grama é uma poderosa graphic novel antiguerra que narra a história real da sul-coreana Ok-sun Lee, vendida pela própria família na infância e forçada à escravidão sexual pelo Exército Imperial Japonês. Ela é uma das várias mulheres que foram capturadas para servir aos soldados nas chamadas “casas de conforto”, espalhadas pela China e por territórios ocupados pelo Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial, em um dos episódios mais vergonhosos do passado da humanidade.

A HQ está chegando ao Brasil pela Pipoca & Nanquim, já em pré-venda, com lançamento previsto para 21 de julho.

Ok-sun Lee, hoje com mais de 90 anos, se tornou uma importante ativista pela indenização das “mulheres de conforto”, e é por meio de seus relatos à autora Keum Suk Gendry-Kim que sua triste história de vida é narrada.

Lançada na Coreia do Sul em 2017, a obra já ganhou publicações em outros seis idiomas. Venceu o Prêmio Especial Bulles d’Humanité, do tradicional diário francês L’Humanité; entrou para as listas de melhores histórias em quadrinhos de 2019 dos jornais The New York Times e The Guardian; venceu os prêmios The Cartoonist Studio Prize, Big Other Book Award e VLA Graphic Novel Diversity Award; e agora, em 2020, está indicada em três categorias do Prêmio Eisner, como Melhor escritor/artista, Melhor trabalho baseado em fatos e Melhor edição americana de material asiático.

A edição nacional tem 492 páginas em capa dura, com sobrecapa. O preço é de R$ 79,90.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *