HQNotícias

Omama: HQ inspirada nos mitos Yanomamis!

Omama – Ancestrais da Terra inspira-se nos mitos Yanomamis para contar uma história que vai muito além do coração da floresta. Omama, o grande criador, assemelha-se aos deuses primeiros de outras culturas ( Olorum, Odin, Zeus, Yuxibu, Tupã), e assim como acontece em cada uma dessas culturas, os relatos não fornecem somente a identidade, mas também a própria existência, pois falam sobre a vida e a morte; sobre a Terra e o cosmos; sobre a relação do homem com o Divino.

A HQ conta a história dos seres humanos criados por Omama para serem imortais e viverem em Hutukara, a floresta cujo nome representa o primeiro céu que um dia desabou. Omama a modelou como se fosse barro, pintou com tintas de urucum, colocou montanhas na terra para que o vento não levasse tudo e criou o sol, as nuvens e a chuva. Ele plantou a árvore Amoa Hi onde a Terra termina, onde estão fincados os pés do céu sustentados pelo espírito do jabuti. Essa árvore da vida distribui suas melodias para os Xapiri (espíritos que protegem os seres humanos) em palavras que não se repetem, todos os cantos dos espíritos provêm dessa árvore. Quando Omama criou os homens, ele colocou a imagem de Pore Hi, a árvore que se renova constantemente, no sopro de vida das pessoas para que quando envelhecessem sempre se renovassem. O irmão Yoasi, com ciúmes da criação, colocou na rede de Thuëy Oma, a mulher de Omama, a casca de Kotopori Usihi, uma árvore de madeira fibrosa e mole, e introduziu o sopro da morte na vida das pessoas. No desenrolar da história, acompanhamos a jornada de Yãkoanari, o primeiro xamã, filho de Omama; conhecemos Yãpimari, o espírito trovão; Poriporiri, o ser Lua que viaja todas as noites pelo céu iniciando sua viagem jovem e findando envelhecido para renascer na noite seguinte. Suas filhas choram a morte do pai e suas lágrimas são a chuva que cai sobre a floresta.

Escrita e desenhada por Fábio Gimovski, a graphic novel tem 184 páginas em preto e branco no formato 19×26 cm, com lançamento previsto para julho, pela Editora Urukum. Conheça a campanha no Catarse para saber mais detalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *