HQLivros e revistasNotícias

Quarto Mundo: livro pela Editora Heroica!

Acaba de entrar no ar no Catarse a campanha de Quarto Mundo: A Revolução dos Quadrinhos Independentes no Brasil, novo livro da Editora Heroica. A obra tem 256 páginas em preto e branco no formato 22,8 x 15,8 cm, com lombada quadrada, capa cartonada, colorida e com orelhas. O miolo é em papel offset 90g. Os apoios começam em R$ 47 e as recompensas incluem pôster, outras publicações da Heroica e HQs do Quarto Mundo. As primeiras 48 horas da campanha contam com descontos exclusivos. O lançamento será em abril.

Entre 2007 e 2012, um grupo de quase 100 quadrinhistas autorais, com muita criatividade e ousadia, impactou o mercado brasileiro de HQs. Batizado de Quarto Mundo, esse coletivo organizou uma cena que estava dispersa pelo país, lançou quase 200 revistas independentes, escancarou a porta dos grandes eventos, colecionou muitos prêmios e inspirou uma nova geração de autores.

Quarto Mundo: A Revolução dos Quadrinhos Independentes no Brasil conta com 37 quadrinhos selecionados por alguns dos membros mais atuantes do coletivo: Daniel Esteves, Edu Mendes, Leonardo Melo, Marcos Venceslau, Mario Cau e Will. Além deles, as HQs reúnem trabalhos de Alex Mir, Ana Recalde, André Caliman, Antônio Éder, Cadu Simões, Gil Tokio, Giorgio Galli (Gico), Jozz, Laudo Ferreira Jr., Marcelo Saravá, Pablo Casado, Sergio Chaves, entre muitos outros.

O livro traz ainda um caprichado dossiê, no qual o jornalista especializado em quadrinhos Jota Silvestre conta os bastidores da criação do coletivo, suas maiores contribuições para o mercado, os motivos que levaram ao fim e o legado que ficou para uma nova geração de artistas. O texto das orelhas tem uma apresentação do professor e pesquisador Paulo Ramos, que acompanhou de perto a trajetória do Quarto Mundo. Já a capa foi desenhada por Mario Cau, que se baseou numa arte de André Caliman.

2 thoughts on “Quarto Mundo: livro pela Editora Heroica!

  • Anderson

    Queria que saisse um livro que falasse da revista Recreio, pois ela marcou muito nossa infância.

    Resposta
    • Leonardo Vicente Di Sessa

      Embora não seja o foco, o livro O Império dos Gibis, também da Editora Heroica, aborda um pouco a Recreio.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *